Halloween, abóbora, cerveja artesanal e Pesadelo

Abóboras utilizadas na receita da cerveja artesanal Pesadelo
Abóboras utilizadas na receita da cerveja artesanal Pesadelo

Para alguns hoje é dia de celebrar o Halloween, para outros dia 31 de Outubro é dia do Saci, mas se você, assim como nós, não está muito preocupado com o motivo apenas com a celebração em si, que tal aproveitar o que parece ser “o dia mundial da abóbora” para comemorar com uma Pumpkin Ale? Por aqui vamos celebrar com a Pesadelo, nossa cerveja artesanal feita com abóbora, pimenta da jamaica, noz-moscada e canela.

Nossa última brassagem foi absolutamente mais tranquila que a primeira, repetimos a receita com uma pequena alteração, dessa vez colocamos a abóbora dentro de um grain bag antes de adiciona-la a panela cheia de malte de cevada. Além disso, entre a primeira brassagem e essa alteramos algumas partes do nosso equipamento, dentre elas o filtro, grande responsável por toda a dor de cabeça na primeira ocasião, o novo filtro se comporta muito melhor que o seu antecessor o que facilita bastante as coisas.

Engarrafamos a cerveja direto do postmix ontem, por isso hoje as garrafas já podem participar da festa. A Pesadelo foi uma das cervejas feitas nas panelas da Cerveja Monstro que mais recebeu elogios, por isso nada mais justo que ser uma das primeiras a ganhar uma cara (rótulo).

Pesadelo Pumpkin Ale, cerveja artesanal de abóbora.
Pesadelo Pumpkin Ale, cerveja artesanal de abóbora.

A pedida de hoje é cerveja artesanal de abóbora! Tente encontrar a sua, tem diversos exemplos espalhados pelo Brasil, nacionais e importadas. E se você não conseguir encontrar sua garrafa, está na hora de considerar a hipótese de fazer a sua própria cerveja!

Ah! e ai? o que acharam do rótulo?

Um abraço,
Cerveja Monstro.

12 pensamentos em “Halloween, abóbora, cerveja artesanal e Pesadelo”

  1. Muito logo esse rotulo, gostei combinou com a epóca. E o gosto como é? Sente bem o gosto de abobora ? Imagino se ela não ficaria bem com uma tarte de abobora com pimenta jamaica, noz, etc… receita de uma conhecido francês que é 100, fica maravilhosa, pois não é doce demais.

    1. Obrigado Paula!
      É uma cerveja bem gostosa, mas a abóbora ainda é mais sutil do que eu gostaria. Estou pesquisando outras formas de adicionar a abóbora a receita para ver se consigo realçar esse aspecto.
      Eu curto ir pra cozinha, não sou muito fã de sobremesas, mas me interessei por essa que você mencionou. Você poderia compartilhar? 🙂

  2. Claro, anote ai:
    Massa
    500grs- farinha trigo
    200grs- manteiga com sal (não serve margarina)
    50g – acucar
    Para aromatizar se vc quiser adicione raspa da casca de 1 siciliano.
    2 ovos inteiros
    5 g sal

    No processador coloque a farinha e a manteiga , sal e a raspa de limão, coloque no pulsar, pulse a té ficar 1 farofa, quando chegar no ponto adicione 1 ovo de cada vez, até essa fafofa ficar uma massa bem umida, ficando tire do processador e enrole num filme plastico. Se estiver acima de 22graus coloque na geladeira, caso contrario não (reserve e vamos pro recheio)

    500g de abóbora Cabotia (aquela da cascona grossa verde escuro) quanto + verde melhor. .
    3 ovo inteiros, mais 2 gemas .
    100g açúcar mascavo .
    1 colher de chá de canela em pó .
    ½ colher de chá de noz-moscada pó .
    ½ colher de chá de pimenta da Jamaica moida .
    ½ colher de chá de cravo em pó .
    ½ colher de chá de gengibre em pó .
    ½ colher de chá de sal
    275ml de creme leite fresco

    Eu lavo a abobora, corto na metade e coloco pra assar (isso mesmo assar) depois que tirar as sementes, forro a forma com papel aluminio salpico sal na abobora e coloco com casca pra bx para assar fogo medio 20 a 30 minutos, depois viro e deixo a casca pra cima e asso até amolecer total. Deixo esfriar raspo com 1 colher e peso os 500grs.

    Bato os ovos só até soltar as claras e se misturar homoneamente com as gemas, adiciono todos os condimentos, sal e acuçar, misturo com a abobora por fim coloco o creme de leite, ele fica espesso mesmo.
    Abro a massa bem fina mesmo 3mm fundo (use papel manteiga 2 folhas com a massa no meio, faz menos sujeira e amassa por =) coloco numa forma redonda coloco ela no freezes por 20minutos e acendo o forno deixo a 180graus por 15minutos, tiro do freeze e coloco pra assar por 20minutos a 150graus. Depois deixo esfriar e coloco a receheio levo pra assar a 1180graus por 20minutos ou até vc ver que esta firme nos canto e 1/2 mole no meio é só desligar e esperar esfriar.
    É leve, não é enjoativa, muito saborosa.

    Abraços

  3. Esqueci de mencionar só serve esta abobora, as outras ficam muito aguadas e sem gosto e tem que assar mesmo pra apurar os sabores da abobora, coloca-se a massa aberta no freezer antes de assar para a massa não encolher muito no forno e nesses 20 minutos ela tem que começar a dourar as borda e o fundo também , senão ela empapa quando vc colocar o recheio assar.
    Depois que fizer me diga como ficou.
    Abraços novamente

    1. Oi Suelen,

      Pode substituir sim. o H. Herkules é lúpulo de amargor, basta escolher um outro de amargor semelhante. Na receita da Pesadelo o H. Herkules é responsável por aproximadamente 33 IBUs, tenha isso em mente quando for escolher o outro.
      A WE, ai do sul, vende o lúpulo Appolo T90 com uma faixa de alpha ácido bem semelhante ao Herkules, nesse caso seria só trocar um pelo outro mantendo a quantidade que você mconseguiria os 33 IBUs (aproximados). Já para o Green Bullet seria necessário uma quantidade ligeiramente maior para compensar o menor percentual de alpha ácido desse lúpulo (11% – 15%).

  4. Eu gosto bastante desse estilo de cerveja. A coisa que gosto muito é quando você abre a garrafa e parece que abriu uma compota de doce de abóbora. Todos aromas maravilhosos.
    Legal o rótulo, curti.
    Abraços.
    Daniel

  5. Opa tudo bem cara …. Curto muito suas receitas , já tive a oportunidade dar um toque pessoal nelas, mas com base nas suas … A um tempo achei super interessante esta daqui… só me diz uma coisa qual abobora vc usou, pq aqui onde moro, costumam utilizar uma abobora de pescoço comprido sabe … E abobora tem varios tipos, qual tu utilizou … Vlw e abraço …

    1. Oi Daniel,

      Tudo certo por aqui. Cara usei aquelas redondas, ouvi diversos nomes diferentes para ela, mas são aquelas diretamente relacionada as abóboras do halloween norte americano.
      Comprei em feira livre mesmo.

      Obrigado e boa brassagem!
      Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *