Brown Porter – receita

Cerveja Monstro - Brown Porter
Cerveja Monstro – Brown Porter

Brown Porter é uma típica e agradável ale inglesa, uma cerveja leve, escura e com a presença do malte e de um torrado sutil tanto no aroma quanto no sabor, pode ainda apresentar um caráter de caramelo ou nozes em alguns exemplares. Foi com isso em mente que comecei a pesquisar mais informações e criei minha primeira receita para uma cerveja artesanal escura, apesar de já ter passado algum tempo desde que a fiz acho que vale a pena compartilhar minha breve experiência nesse estilo, mesmo porque essa cerveja feita em casa ficou bem bacana.
Porter é um estilo de cerveja desenvolvido em Londres durante o século XVIII, ganhou esse nome graças a popularidade alcançada entre os trabalhadores portuários. A Brown Porter é um dos tipos de cerveja Porter, existem outros dois que são: Robust Porter e Baltic Porter, esses são relativamente mais fortes, densos e com teor alcoólico maior. A Porter foi precursora da Stout, ainda no século XVIII os exemplares mais fortes eram conhecidos como “Stout Porters” e só depois de algum tempo tornaram-se Stouts, um bom exemplo dessa relação entre os estilos é a cerveja Guinness que originalmente ostentava a alcunha de “Extra Superior Porter” e por volta de 1840 passou a ser chamada de “Extra Stout”.

Cevada maltada - Carafa III
Cevada maltada – Carafa III
Cevada maltada - Caramunich II
Cevada maltada – Caramunich II

Depois de alguma pesquisa descobri que, ao contrário do que imaginava, não era necessário grande quantidade de malte escuro para se obter uma cerveja mais escura, por isso parti para apenas 250g do malte carafaIII, adicionei malte Caramunich II para realçar o aroma de malte e contribuir no corpo da cerveja, além disso, incluí também aveia para atribuir um pouco de cremosidade.
Como o estilo pede discrição do lúpulo no aroma e no sabor o escolhido foi o Northern Brewer por ser mais neutro, a levedura utilizada foi uma autentica levedura de Londres, a London Ale (#WLP013). Bom, a minha receita para a Brown Porter (20 Litros) ficou assim:

4 kg de Malte Pale Ale
0,5 kg de aveia em flocos
0,25 kg de Malte Caramunich II
0,25 kg de Malte Carafa III
20g de lúpulo Northern Brewer (first wort)
10g de lúpulo Northern Brewer (15 mins)
1 tablete de Whirlfloc
Levedura White Labs London Ale (#WLP013)

Gravidade inicial estimada em 1.047SG.

As rampas de temperatura durante a mosturação foram:
30 min a 50C
40 min a 69C
10 min a 76C

A adição da primeira parte do lúpulo é feita logo após o término da primeira parte da filtragem, enquanto o restante foi adicionado durante a fervura junto com o whirlfloc. A temperatura de fermentação foi de 19C com uma variação de 0,5C para cima e para baixo. A cerveja ficou no fermentador / maturador aproximadamente 2 meses, sendo que nas ultimas semanas maturou a baixa temperatura antes de ser engarrafada com uma solução de açúcar fermentável para a carbonatação.

Em breve mostro e comento o resultado dessa Brown Porter.

Um abraço,
Cerveja Monstro.

12 comentários em “Brown Porter – receita”

  1. Mais uma vez você me deixa com vontade te tomar uma cerveja, acho isso uma crueldade! Que achas de incluir nos posts onde os sedentos leitores podem comprar uma Cerveja semelhante?! 😀

    Abraços,

  2. Monster, parabens pelo blog.
    Estou comecando o processo de homebrewing suas dicas serão importantes para conseguir fazer minhas ales.
    Continue mandando bem
    abs

    1. Oi Lucas,

      Você está iniciando um caminho sem volta, fazer cerveja é um grande barato!
      Quando tiver alguma dúvida é só perguntar. Estou longe de ser “O” mestre cervejeiro, mas certamente o ajudarei no que puder.

      Obrigado pela força!

      Abraço

  3. pretendo clonar essa sua receita, pois me parece que ficou muito boa……pode me passar o tempo de fermentação/maturação e as temperaturas?…….depois te falo do resultado….
    obrigado

  4. bom dia! estou começando a seguir suas dicas! muito boas, PARABÉNS! cara, estou querendo copiar sua receita, com uma alteraçao, colocar o lupulo HALLERTAU POLARIS ( pra dar um aroma de hortelã), acha que daria certo? ou sugere que eu usasse o próprio hortela pra conseguir o aroma desejado ?

  5. Otimo dia Leandro. Parabens pela receita Brown Porter. Fiz uma leva de 50 lts e reforcei com cafe antes
    do envase. Ficou muito boa que ate parece uma Guinness. Compartilhei com alguns amigos e agora tenho que fazer levas de 100 lts, porque apareceu tantos amigos que eu nem conhecia. Abraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *