English Brown Ale

Cerveja Artesanal English Brown Ale - Cerveja Monstro
Cerveja Artesanal English Brown Ale – Cerveja Monstro

Quando comecei a fazer cerveja artesanal foquei minhas energias em estilos ingleses de cerveja, uma das minhas criações foi uma Northern English Brown Ale, inspirada no primeiro exemplar do estilo que provei por lá, uma Newcastle Brown Ale, cerveja relativamente famosa e que pode ser encontrada por aqui sem muita dificuldade. English Brown Ale é um tradicional estilo inglês de cerveja, o amargor e as características do malte estão nitidamente presentes tanto no aroma quanto no sabor (em especial nas versões produzidas ao norte da terra da rainha), sua cor pode variar entre o âmbar escuro e o marrom.

É difícil dizer quando a Brown ale começou a ser produzida, já que muitas das antigas ales inglesas eram prováveis “Brown Ales”, naquela época a tecnologia para a obtenção dos maltes claros (pale ale) ainda não tinha surgido, por isso todas as ales inglesas eram produzidas com o malte marrom (Brown malt), foi a base das ales britânicas por pelo menos 800 anos e que está praticamente extinto.
O termo “Brown Ale” passou a ser utilizado no começo do século XVIII para as cervejas Porters e ao longo desse mesmo século foi utilizado também para as primeiras Stouts, de forma genérica o termo “Brown” foi utilizado para cervejas diferentes da versão que atualmente o ostenta. A atual versão ganhou esse nome apenas no século passado, quando surgiu a necessidade de diferenciar cervejas mais fortes e eventualmente mais escuras que a English Mild, um estilo de cerveja semelhante a esse.

Cerveja artesanal English Brown Ale - Cerveja Monstro
Cerveja artesanal English Brown Ale – Cerveja Monstro

Minha quarta leva de cerveja feita em casa foi essa Brown Ale, decidi faze-la quando estava comprando insumos para outras brassagens e vi um livro sobre receitas de cervejas, pedi para olhar pois gostaria de fazer algo diferente do que vinha fazendo, quando vi a receita clone da Newcastle Brown Ale não resisti e pedi todos os insumos para tentar produzir a minha versão artesanal em casa. Na época não fiz nenhuma anotação relacionada aos ingredientes utilizados, simplesmente peguei o kit com os insumos para a minha brown ale e mandei ver, por isso não estou seguro em relação as substituições de ingrediente feitas pela loja e vou postar aqui a receita original extraída da segunda edição do livro “Clone Brews” de Tess and Mark Szamatulskis.

Receita Newcastle Brown Ale (19litros) :
4,2 kg de malte Pale inglês
0,057 kg malte Crystal inglês (55L)
0,057 kg malte Chocolate inglês
0,028 kg malte Black inglês
23g lúpulo Target (90mins)
14g lúpulo East Kent Goldings (45mins)
1 colher de Irish Moss (5mins)
Levedura Wyeast’s 1098 British Ale

Mosturação feita a 66,7C por 90mins e 10 mins a 76C.

Dessa receita me recordo que substitui o Irish Moss pelo tablete de Whirlfloc e a levedura Wyeast’s 1098 British Ale pela SafAle English Ale #S-04, a gravidade inicial foi de 1.055SG.

Gostaria de repetir essa receita, mas antes preciso fazer as adaptações necessárias na lista de maltes, já que não tenho acesso aos maltes ingleses listados, mas certamente devo encontrar bons maltes compatíveis por aqui. Em breve volto para publicar o resultado.

Um abraço,
Cerveja Monstro.

14 pensamentos em “English Brown Ale”

    1. Oi Sérgio,

      Se usar o S04 fermente entre 18C e 19C.
      Eu geralmente deixo o fermentador na temperatura de fermentação por duas semanas, sendo que nos últimos dias confirmo o término da fermentação usando um refratômetro. Depois disso vou baixando a temperatura gradativamente (até chegar a 0C) por uma semana para decantar a levedura e demais partículas sólidas, só então inicio a carbonatação.

      Boa sorte e boa cerveja.
      Obrigado pela visita.
      Abraço

      1. Olá Derso,
        Vc diz que fermenta por duas semanas mais quantos dias de maturação e a qual temperatura? Quero fazer essa delicia quanto antes rsrs…. Gosto muito de suas experiências sempre que faço suas receitas abraço.

        1. Oi Alan,

          Obrigado cara. Esse lance de maturação é bem complicado, mas acho que você deveria no mínimo deixar uns 4 dias em baixa temperatura (0˚C) para o fermento decantar e sua cerveja ficar mais limpa. Se você não estiver com sede (pressa) deixe uma semana pelo menos.
          A maturação contínua depois que você engarrafar, então tente manter as garrafas na mesma temperatura em que você fermentou.
          Acho que é isso.
          Boa brassagem!
          Abraço

  1. Boa tarde, to querendo fazer esta brow ale, so não entendi o (55L) depois de “0,057 kg malte Crystal inglês (55L)”
    estou na minha 4 brassagem apenas e tem algumas coisas que ainda não entendo, se puderem me ajudar.

    Obrigado e parabéns!

    1. Oi Claudio,

      Cara, esse “55L” é uma informação relacionada a característica do malte, muitos websites que oferecem insumos usam isso. Na verdade isso é útil para ajudar a encontrar maltes equivalentes, porque algumas vezes as maltarias usam o mesmo termo (Crystal por exemplo) em com características diferentes e essa escala de Lovibond (cor) ajuda a ignorarmos os nomes comerciais dos maltes e usar as informações que realmente importam.
      É claro que a escolha do malte não se resume apenas a cor, mas na dúvida de qual utilizar sempre uso essa característica como critério de escolha.

      Boa brassagem!
      Abraço

  2. Parabéns pelo blog, cervejeiro caseiro que se preza, transfere conhecimento e experiencia.
    Agora, fiquei na dúvida , 0,057 Kg são 57 gramas, é isso mesmo na receita ou pede 570 gramas?
    Desde já muito grato por sua atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *