Cerveja Monstro do Lago Weiss com novo fermento

Cerveja de trigo Monstro do lago Weiss
Cerveja de trigo Monstro do lago Weiss

Depois de algum tempo utilizando o mesmo tipo de fermento em nossa cerveja artesanal de trigo alemã decidimos experimentar outra levedura, a Heffeweizen Ale – SY055 da Bio4.  Já havíamos utilizado a levedura Danstar Munich Wheat Yeast com bons resultados em uma ocasião, mas acabamos ficando com a Safbrew Wheat WB-06 por ser mais fácil de encontrar e pelo bom desempenho apresentado.
Como existem diversas leveduras para esse tipo de cerveja, pensamos: “por que não testar um outra?”. Aliás, já tínhamos ouvido diversos comentários sobre a Bio4 (uma empresa Paranaense com alguns produtos para cervejeiros caseiros) e decidimos tirar nossas próprias conclusões.

A receita é a mesma, a única alteração além da levedura é a inclusão da decocção simples durante a mosturação (mencionamos esse processo na receita da nossa Bock Esqueleto). A nossa ideia é fermentar essa leva ao redor dos 21C para acentuar o frutado (banana).

Agora é aguardar a nova levedura trabalhar e quando a cerveja finalmente sair do fermentador comentamos os resultados por aqui.

Um abraço,
Cerveja Monstro

7 pensamentos em “Cerveja Monstro do Lago Weiss com novo fermento”

  1. Olá Derso esta será minha primeira cerveja, apesar de já ler bastante ainda estou com aquele frio na barriga, só não entendi quanto tempo devo deixar esta belezinha no fermentador? preciso deixar ela maturando antes de engarrafar? quanto tempo?
    Abçs

    1. Oi Rafael,

      Que bacana! o frio na barriga faz parte da brincadeira e no final das contas é legal isso.
      Respondendo a sua pergunta, o estilo de cerveja em questão (Weiss) não demanda muitos dias de maturação, alguns inclusive defendem que quanto mais fresco melhor. Então, acho que 3 semanas entre fermentação e maturação é de bom tamanho.

      Boa brassagem cara!
      Abraço

    1. Oi Sidney,

      Honestamente falando não encontrei grandes diferenças na degustação, ficaria com o seco pela praticidade. Mas como só usei o bio4 uma vez, devo repetir o teste em breve para reavaliar minha percepção.

      Abraço

  2. Boa noite Derso!
    Estou terminando a brassagem da montro do lago weiss e na segunda rampa a de 45 graus deu 7 brix terceira de 50 graus deu 13brix ate entao aparentemente tudo normal mas na terceira, a de 67 graus foi pra 23 brix.
    Saberia me informar se isso é normal?
    Antecipadamente adradeço sua atencao e parabenizo pelo site
    Abraço!

    1. Boa noite Richard,

      Cara, na verdade a densidade de açúcar do mosto deveria aumentar consideravelmente nas rampas de sacarificação, no seu caso nessa de 67C. Suponho algum erro de mensuração deve ter causado essa oscilação.
      Geralmente eu coleto a densidade do mosto pré fervura apenas, antes disso não coleto não. Como você está verificando a densidade do mosto?

      Abraço
      Derso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *